O icónico projeto da Fladgate Partnership Group que celebrará a história do Vinho do Porto, World of Wine, é assinado pelo atelier de arquitetura Broadway Malyan .

Representando um investimento de 100 milhões de euros, o World of Wine transformará os antigos armazéns da Fladgate no centro histórico de Gaia numa atração turística mundial, esperando receber mais de um milhão de visitantes por ano.

Estão previstos cinco núcleos para experiências distintas, nomeadamente a Wine Experience, a Cork Experience, Porto Through the Ages, o Fashion & Design Museum e a History of Drinking Vessels. As valências do World of Wine incluem ainda uma escola dedicada ao vinho, 12 espaços para restauração, lojas, um espaço expositivo, uma nova praça pública e estacionamento para 150 viaturas.

Margarida Caldeira, que dirige o estúdio de Lisboa da Broadway Malyan, sublinha a complexidade do projeto, sobretudo devido à herança histórica e à morfologia da área de intervenção.

“Vila Nova de Gaia é sinónimo da indústria do Vinho do Porto e tem centenas de armazéns, desde unidades com 200 anos até algumas mais recentes já do século XX, que foram praticamente construídas umas sobre as outras numa encosta junto ao rio e ligadas entre si por ruas estreitas”, diz Margarida Caldeira.

“Os desafios desta localização fizeram com que muita da atividade industrial saísse da zona, deixando muitos destes armazéns vazios. O nosso cliente continua ativo nesta atividade e este conceito ambicioso pretende precisamente celebrar a história da indústria ao mesmo tempo que criará uma âncora turística que beneficiará toda a cidade, atraindo novos visitantes e estimulando mais investimento”, refere ainda.




O projeto prevê a recuperação de alguns armazéns históricos, situados em torno de uma nova praça pública, que será o ponto central do conjunto e foi desenhada para permitir vistas ímpares sobre o rio e a cidade.

Margarida Caldeira acrescenta: “A vista a partir desta zona é algo de extraordinário e, por isso, houve um esforço a nível do projeto arquitetónico para assegurar que isso seja celebrado sempre que possível, quer a partir dos edifícios quer a partir da praça pública, onde esperamos que as pessoas possam disfrutar de uma refeição ou de uma bebida e relaxar”.

“Muitos dos edifícios existentes, que são estruturas retangulares compridas que vão permitir ter uma sensação muito especial do espaço, serão completamente renovados, com a reposição de estruturas em madeira originais e a recuperação da alvenaria original em granito”, diz a diretora da Broadway Malyan.

“Noutros edifícios nos quais a estrutura central tem menor qualidade, iremos manter apenas as fachadas, e o projeto contemplará ainda um ou dois edifícios novos, que terão uma abordagem mais contemporânea, mas que respeitarão o seu enquadramento histórico”, termina Margarida Caldeira.
           
Os trabalhos deverão começar em início de 2018, estimando-se que o projeto esteja pronto a abrir portas em 2020.











Event Calendar

July 2017
Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
No Image
18:00
Business Cocktail Evening 13th July 2017from 6:00pm onwards MonerisRua Vale Formoso, 2248135-148 Almancil Sponsored by:           Dear [...]
Date :  Thursday, 13 July 2017
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Featured Member

Useful Information

Copyright 2014 - British-Portuguese Chamber of Commerce, Portugal | Desenvolvido por microeuropa 2014