Sim, tocar e perceber o segredo escondido em cada um. Sentir o pulsar de cada etapa da sua construção, numa caminhada ritmada por um compasso de dedicação e rigor . Passo a passo, podemos assistir a uma verdadeira descoberta de detalhes desde a sua estrutura, conteúdo, imagem, até ao nascimento de mais um livro repleto de histórias para contar.

Assim foi, no dia 20 de Setembro pelas 14h, em mais uma visita organizada pela Câmara de Comercio Luso Britânica à sede da Gráfica Maiadouro, na Maia. Empresa fundada em 1960, com uma forte presença na área cultural a nível nacional e internacional. Um exemplo de crescimento sustentado que nos faz sentir orgulhosos de Ser Português.




Após uma calorosa receção, entramos numa viagem cheia de emoção, acompanhados pela Justa Paupério e o Gil Oliveira, que incansavelmente nos fizeram sentir personagens de um filme de aventura à descoberta do tesouro perdido entre máquinas de impressão, de cortar, dobrar, alçar, coser, aparar, estampar, agrafar, embalar, corte e vinco, picote, relevo, entre muitas outras. Rapidez, rigor, controlo, paixão, são palavras que caracterizam a aventura de mais um dia de trabalho, na produção de mais um livro, de mais um catálogo, de uma brochura, relatório ou revista.

São elevadas as tiragens. Filas de paletes cobertas de pilhas de papel decoram os corredores de uma gráfica onde a música de fundo é pautada pelo trabalho simultâneo das máquinas em seus tempos e contratempos, pausas e repetições. O olhar atento de quem as controla corta o movimento sincronizado de todos os fluxos embebidos de uma sabedoria de 5 décadas.

Surpreendemo-nos com os nomes sonantes das empresas e marcas que por ali passam, desde organismos Oficiais e Privados ligados à Cultura e à Educação, empresas de Banca e Seguros, da Indústria, do Comércio, da Moda.

Paramos, observamos, tocamos, cheiramos! Ora mais longe, ora mais perto, ouvimos continuamente a voz sempre entusiasmante do Gil Oliveira a desvendar com mestria todos os detalhes de cada operação, para que nada falhe ao nosso entendimento, para que saibamos tocar e sentir cada livro, para além das suas palavras e imagens. Sim, este é o verdadeiro tesouro escondido! O tesouro, que todos nós encontramos e levamos connosco de presente para as nossas vidas.

O tempo, jamais apagará da nossa memória o Valor de um Livro. Jamais será igual!


Anabela Rocha (Bela7 art collections)









Event Calendar

June 2017
Mon Tue Wed Thu Fri Sat Sun
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
No Image
09:00
Inscrições para: geral@pso.pt
Date :  Friday, 30 June 2017

Featured Member

Useful Information

Copyright 2014 - British-Portuguese Chamber of Commerce, Portugal | Desenvolvido por microeuropa 2014